Ter�a-feira, Setembro 05, 2006

Aonde vai passar a EcoVia em...

Cabanas !!! Esta era uma das minhas grandes d�vidas. Mas, felizmente, gra�as ao mapa interactivo do Algarve patente no portal Algarve Digital, consegui finalmente esclarecer esta d�vida. Quem n�o estiver ao corrente do que se trata a ecovia, trata-se de uma via destinada a pe�es e bicicletas, orientada para o contacto com a natureza e a aprecia��o dos valores naturais. � uma via que vai ligar o cabo de S�o Vicente a Vila Real de Santo Ant�nio. Basicamente, e em poucas palavras, trata-se duma liga��o que liga as "duas pontas" da costa Sul do Algarve destinada a 'pedestrians' e ciclistas. As minha grandes d�vidas prendem-se com o facto de que, conhecendo como eu conhe�o todos os caminhos rurais da minha freguesia de resid�ncia, podem ser resumidas aos seguintes pontos:
  1. aonde iriam fazer passar a dita via em terrenos particulares como os que existem, por exemplo, na parte oriental da freguesia, onde existe uma zona de arriba f�ssil, que se bem, nalguns lados esteja aberta ao p�blico, duvido que nalguns outros pontos fosse poss�vel aos donos das propriedades nessa �rea estivessem dispostos a 'abrir m�o' de uma nesga que fosse do seu terreno
  2. a �rea ocidental da freguesia � limitada pelo curso inferior da Ribeira do Almargem, que para mais, bordeja uma �rea de sapal. Como iriam fazer passar os ciclistas por cima dessa �rea ?
As respostas que encontrei est�o todas no mapa patente no portal do Algarve Digital. Deixo aqui uma imagem do referido percurso, extra�da do porta Algarve Digital.
Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Acabo por ver realmente, que o trajecto segue as vias que eu � partida j� desconfiava que s� podiam ser as indicadas para tal percurso, como por exemplo, atravessar a Ribeira do Almargem junto da antiga ponte dos Caminhos de Ferro (fica � no entanto a d�vida, ir�o alargar a referida ponte para permitir a passagem da ecovia ou ir�o construir uma ao lado?). De resto, a ecovia "vai usar" a Marginal de Cabanas, virando para norte no local onde termina a margina, passando depois por caminhos de terra batida onde s� passo um carro de cada a vez. S�o caminhos pr�-existentes e que constituem acesso a propriedades rurais a que n�o se poder� interditar o tr�nsito de autom�veis. Apesar dos sen�os, � uma sorte termos nesta altura toda a Ecovia j� se encontra adjudicada no nosso concelho (Tavira), n�o fosse o nosso autarca o principal mentor da iniciativa. Como se pode ver no resto do mapa, no geral, ainda h� muito para fazer. Eu quero ter essa ecovia pronta para daqui a n�o muito anos, pois quando estiver pronta, eu vou logo querer ser um dos primeiros a utiliz�-la, eu vou logo tirar f�rias para poder finalmente percorrer o Algarve de l�s a l�s!!!
NOTA: n�o recomendo a utiliza��o do Firefox para visualizar o mapa interactivo do Algarve, mais uma vez os tipos que fizeram este site t�o-se borrifando para o Firefox, grrrr...

2 Comentários:

Anonymous Fred disse...

Os tipos est�o a pensar numa vers�o para Firefox !!
Falta.. � verdade.

Talvez n�o se imagine o trabalho que � de fazer site desse...
N�o � um blog ou uma p�gina pessoal...
Fred.

07 Setembro, 2006 13:24 
Anonymous An�nimo disse...

Grande Fred... � assim mesmo

11 Setembro, 2006 18:15 

Enviar um coment�rio

<< Início