Ter�a-feira, Setembro 27, 2005

Battlestar Galactica

Para quem tiver mais de 25 anos, como eu, com certeza se deve recordar que, em 1984, passou na televis�o portuguesa, que na altura se resumia aos dois canais estatais, uma s�rie intitulada Battlestar Galactica. O que se passava nesta s�rie � que uma frota de naves pilotadas por seres humanos exilados de um sistema solar distante composto de doze planetas com nomes inspirados nos nossos signos do Zod�aco prosseguiam na rota de encontrar o caminho para a Terra. Eles fugiam de seres inteligentes artificiais conhecidos por cylons que tinham como principal caracter�stica possu�rem uma viseira com um led vermelho oscilante (esta imagem tamb�m se tornou a marca mais famosa do carro inteligente da s�rie conhecida em Portugal como o Justiceiro). Estes seres cibern�ticos, ap�s um conflito prolongado com a Humanidade, haviam logrado destruir toda a civiliza��o institu�da nos doze planetas conhecidos como doze col�nias . Ap�s sobreviver ao holocausto, o comandante Adama, l�der da �nica nave sobrevivente ao ataque cylon, re�ne as �ltimas naves em fuga a caminho do �ltimo planeta profetizado como sendo o destino da 13� tribo que havia fugido do planeta natal da humanidade, Kobol. Portanto, nesta s�rie, a Humanidade que habita presentemente a Terra, n�o � origin�ria da Terra, mas sim do referido planeta Kobol, donde haviam fugido para estabelecer as referidas Doze Col�nias num sistema solar afastado, onde haviam progredido tecnologicamente ao ponto de dominar a tecnologia de viajar mais r�pido que a Luz. Esta s�rie foi recuperada h� dois anos pelo Sci-Fi Channel, um canal americano via sat�lite pertencente ao grupo NBC, que emite grandes cl�ssicos de Sci-Fi, para al�m de ter levado ao pequeno �cr� grandes best-sellers como Dune. Esta nova Galactica n�o � uma sequela da anterior, nem propriamente um remake, tratando-se mais de uma "reprodu��o" ou "reimagina��o" da s�rie original, mantendo os nomes dos mesmos protagonistas como as personagens principais e os cylons, mas acrescentando algumas novidades: por exemplo, na s�rie original os cylons s�o robots que haviam exterminado os seus criadores, que esses sim eram os cylons originais. Na nova s�rie, os cylons foram criados pelos seres humanos e s�o mais avan�ados que os da s�rie original, ao ponto de serem capazes de criar seres humanos praticamente id�nticos aos verdadeiros, mas que no entanto, mant�m programa��o que os leva, na pr�tica, a passarem perfeitamente despercebidos como humanos aut�nticos, mas possuindo, no entanto, algumas caracter�sticas dos cylons originais. A nova s�rie do Sci-Fi Channel come�ou com uma mini-s�rie que foi exibida pela SIC em Agosto, e deu origem a uma s�rie que nos Estados Unidos vai j� na segunda temporada. Ao que parece, mas n�o est� confirmando, a SIC tamb�m adquiriu os direitos da exibi��o para Portugal, mas ainda n�o est� confirmado os quando pretende exibir.

Ter�a-feira, Setembro 13, 2005

A vapor...

A bom ritmo

... � o que se pode dizer do ritmo com que as obras de constru��o do novo edif�cio da junta de freguesia, no lugar do antigo mercado e ladeando o edif�cio do Clube Recreativo Cabanense.

Apetece mesmo dizer que est�o com vontade de que os novos corpos gerentes da junta, que v�o sa�r das pr�ximas elei��es do dia 9 de Outubro, v�o ter j� uma casinha completamente quando tomarem posse, mas uma coisa � verdade, pelo ritmo que a coisa vai, � capaz de n�o ficarem muito tempo no s�tio onde ainda est�o.

Sexta-feira, Setembro 02, 2005

Depois de uma directa for�ada...

De vez em quando tenho alguns epis�dios inexplic�veis de ins�nia, em que fico acordado a noite toda sem conseguir pregar olho durante a noite toda. Como parece que o sono ficou zangado comigo e eu n�o gosto de ficar a pensar na morte da bezerra, ponho-me a fazer outras coisas � espera que o sono volte. E o que aconteceu num destes outros dias foi a oportunidade rara de tirar algumas fotografias � alvorada da minha varanda. Os tons que v�o passando do negro escuro paulatinamente ao azul escuro e finalmente ao azul celeste, com laivos de amarelo refulgente pelo meio, a que a presen�a do mar ajuda a emprestar mais uns quantos tons, s�o pormenores dif�ceis de captar por... falta de disponibilidade. Aqui ficam as fotos, daqui a uns meses, em Novembro provavelmente, se me vier a ocorrer mais uma ins�nia, vou estar pronto para tirar umas fotos ao Sol a levantar-se do mar. nascer do sol 1 nascer do sol 2 nascer do sol 3 nascer do sol 4