S�bado, Setembro 26, 2009

N�o tenham medo... gripe ou mau tempo... venham votar !

O que fazer... simplesmente n�o sei. Esta vertigem da gripe A come�ou em Maio, com a secret�ria da OMS, sra. Margarita Chan com a anunciar o mundo esta not�cia. N�o sei se no nosso pa�s estamos no pico neste momento... mas atinge-nos em muito m� altura, numa ocasi�o em que o pa�s se prepara para um momento decisivo para decidir o nosso futuro para os pr�ximos 4 anos. N�o podemos ficar prisioneiros destas circunst�ncias e deixar-mo-nos levar pelas incid�ncias do momento. Fora a coincid�ncia desta not�cia e o facto da pessoa j� estar internada h� algum tempo, e seguindo as recomenda��es relativamente �s elei��es marcadas para amanh�, penso que n�o h� perigo de nos deixarmos levar pela reac��o a estas not�cias recentes. Mas uma coisa � verdadeira : o momento para dar esta not�cia n�o foi nada oportuno! Mas n�o me parece que a inten��o da not�cia seja propositada - quem � que estaria interessado em evitar que as pessoas vaiam votar ? N�o me parecem que todos os hipocondr�acos sejam de um �nico partido! Eu vou votar amanh�, debaixo de chuva e com o v�rus da gripe � minha espera ao virar da esquina, se for o caso!

S�bado, Setembro 19, 2009

Partidos pequeninos

Voltei a casa depois de um dia passado a passear e finalmente consegui ver os tempos de antena da campanha para as legislativas na SIC. Aqui, todos os partidos t�m o mesmo tempo de antena, sejam grandes, m�dios, pequenos, bons, maus, etc. Vejo os tempos de antena dos partidos de menor express�o e vejo realmente porque t�m pouca popularidade - desde id�ias ing�nuas (n�o vou real�ar qual os partidos), at� ut�picas e outras disparatadas. Outros a quererem entrar na Assembleia fazendo crer que s�o os verdadeiros representantes de um distrito e que representam realmente as pessoas, parecendo uma artimanha desesperada de querer eleger um deputado, por tudo e por nada. Eu sei o que aconteceria muito provavelmente com um destes (com excep��o ou de outro) partidos se conseguissem realmente eleger o t�o ambicionado deputado: repetir-se-ia a hist�ria do PSN (Partido da Solidariedade Nacional), encabe�ado pelo professor Manuel S�rgio, que h� quase 20 anos conseguiu a proeza de eleger um deputado nas 1�s elei��es em que participou, fazendo crer que era o representante dos reformados, e, claro, a ideia colheu, e o professor Manuel S�rgio foi eleito deputado. Sem se perceber porqu�, foi sol de pouca dura, e o professor Manuel S�rgio acabou afastando-se do partido ao abrigo do qual conseguiu ser eleito, terminando como deputado "independente". Voltando � quest�o que abriu este post, acho que seria preocupante se um destes partidos entrasse no hemiciclo, a sua participa��o nos debates - h� um destes pequenos partidos que afirma que n�o � de criticar as outras for�as pol�ticas - o representante iria fazer o qu� ao parlamento ? Ficar a olhar para os outros deputados (tipo "ver a passar navios") e n�o dizer nada ? Ou entraria num esfor�o de moralizar o discurso pol�tico no parlamento sem debater um tema concreto. A �nica excep��o neste panorama dos pequenos partidos que v�o e v�m �, claro, o Bloco de Esquerda, que em 1999 come�ou por eleger dois deputados e passados dez anos, de acordo com as sondagens, vai finalmente consolidar o seu estatuto como terceira for�a pol�tica, ultrapassando os hist�ricos CDS e PCP/CDU. Qual a raz�o de sucesso do bloco ? A uni�o faz a for�a ! Porque raio o MEP, o PTP e outros que tais n�o se coligam e fazem um "bloco" dos pequeninos ?

Quinta-feira, Setembro 03, 2009

Obrigado Google pelo Street View !

Serve este post para contra-atacar todas as cr�ticas que t�m visado a nova funcionalidade do Google Maps - o t�o mal afamado e, por demais, mal conhecido - Google StreetView que permite ter fotos, na perspectiva do transeunte, e que, supostamente, de acordo com o que se diz por a�, est� a servir para devassar intencionalmente a vida privada das pessoas que aparecem nas fotos. Vi a reportagem que apareceu na RTP do casal que est� a processar a Google por valores nada modestos - e vi l� o advogado deles a declarar que o "Street View" "n�o serve para nada". N�o serve para nada para quem nunca o usou com as reais inten��es para quais foi criado - a de dar uma perspectiva diferente da do bird's view do Google Map. �s vezes as coisas vistas � superf�cie s�o bem diferentes do aspecto que t�m quando vistas de l� de cima. E eu aproveitar para agradecer modestamente � Google por esta fant�stica nova feature porque gra�as a ela consegui identificar as ruas do percurso que tive de fazer para levar o meu novo carro desde o stand onde o fui buscar - Benfica - at� a minha resid�ncia na Ajuda. Conhecia (e ainda mal conhe�o) as ruas de Benfica, mas, gra�as ao Google Street View consegui, mesmo com alguns percal�os, ter um conhecimento preliminar (n�o como se tivesse passado l� em carne e osso) de antem�o dos locais que teria de atravessar. Amanh� vou pela primeira vez ao Tagus Park na minha nova viatura (nova para mim, porque na realidade j� teve outro dono!), e uma vez mais, vou ter a possibilidade a priori de reconhecer o trajecto tendo acesso a fotos dos locais que irei atravessar. Para mim esta discuss�o toda em volta do Street View � uma reedi��o de todo o debate que se fez h� doze anos a respeito da Dolly, a primeira ovelha clonada - se bem que a clonagem ainda n�o tenha provado ser uma coisa eficiente, ap�s todos estes anos - primeiro levantam-se todas as m�s l�nguas que � perigoso por isto e aquilo e o que � certo � que, se tenha desenvolvido alguma legisla��o que regula bem a bio�tica, tanto chinfrim n�o deu em nada e creio o mesmo se est� a passar com o Street View.