Domingo, Dezembro 13, 2009

"The heavens should be simple, but they're not!"

� a introdu��o do trailer do filme "�gora", a que fiz alus�o no post anterior. Tive oportunidade de assistir este �ltimo s�bado, � tarde, no Cinemacity de Alfragide, por volta das 16h da tarde. Um filme agrad�vel, ao estilo da nova linha de filmes hist�ricos cuja s�rie foi iniciada pelo "O Gladiador". Apesar de n�o ser uma hist�ria rocambolesca, ao estilo deste �ltimo, este � um filme com uma mensagem bastante simples e directa - qualquer fundamentalismo, provindo de qualquer religi�o que seja, � sempre extremamente prejudicial para a conviv�ncia - e isto numa �poca (fim do s�culo III, in�cio do s�c. IV d.C.) em que o Islamismo ainda nem exisitia - entre religi�es, numa cidade, que assistia ao legado de uma cultura em extin��o - a hel�nica, representada pela famosa Biblioteca, e a nova religi�o em franca expans�o - o Cristianismo. E no meio disto tudo, � a cultura em clara extin��o - a Hel�nica (alcunhada de "Paganismo" pelos crist�os) que possui o esclarecimento de empreender o questionamento e o confronto do saber com a realidade como a de desenvolver um modelo para entender o Universo em que vivemos. No centro dessa medita��o para melhor entender a realidade existe uma mulher - Hip�tia, que, dividida entre manter o antigo saber acumulado durante s�culos em papiros na antiga biblioteca e as novas confiss�es em pleno crescendo, tenta sobreviver a todo o custo contra os "ventos da Hist�ria" que condenavam a filosofia e a tradi��o helen�stica, trazidos por Alexandre o Grande durante as suas grandes conquistas. N�o posso falar do trabalho do realizador Alejandro Amen�bar porque o desconhe�o em grande parte, mas o seu trabalho impressionou-me bastante, principalmente naquela parte de mostrar qu�o rid�culos e mesquinhos s�o os nossos conflitos, vistos a uma escala planet�ria, como se v� na met�fora em que os humanos s�o comparados a formigas. Recomendo bastante este filme, principalmente para quem gosta do estilo da Fic��o Hist�rica, que � bastante creditado gra�as a este filme.

S�bado, Dezembro 05, 2009

Mais um filme que vou ver este natal

Depois de ter colocado o blockbuster "Avatar" na lista dos meus filmes a ver este natal, decidi dar uma chance ao filme '�GORA', cujo cartaz me intrigou no site de cinema do P�blico, clicar aqui . A primeira reac��o que tive, ao deparar-me o rosto conhecido da Rachel Weisz em grande plano, foi de alguma surpresa ao ler a inscri��o de "391 DC, Alexandria, Egipto". Ao puxar para baixo no site, deparo-me com o nome "Hypatia". Ent�o sorri, e n�o podia crer que estava perante um filme que descreve a hist�ria dos �ltimos tempos da antiga Biblioteca de Alexandria, com a qual tive contacto pela primeira vez ao ler o "Cosmos" de Carl Sagan, naquele cap�tulo que ele dedica inteiramente ao local onde estaria reunido todo o saber acumulado durante toda a antiguidade cl�ssico. Este filme acaba tamb�m por falar sobre o dramatismo dos preconceitos contra os mulheres no mundo antigo e sobre o advento da nova religi�o - o Cristianismo - e na sua luta fan�tica para eliminar todos os vest�gios daquilo que eles chamavam "Paganismo" - da qual a antiga Biblioteca de Alexandria era dos �ltimos sobreviventes. Claro que nas imagens do trailer e na reconstitui��o da antiga Alexandria n�o poderia faltar aparecer o famoso farol - uma das 7 maravilhas do mundo antigo. Para mais, este � um filme em ingl�s realizado por um espanhol - Alejandro Amen�bar - que eu, sinceramente, n�o vou falar, porque desconhe�o o seu trabalho. Apesar de tudo, o filme promete, bons actores, uma hist�ria espectacular e mais reconstitui��es estrondosas da cidade que era o grande centro cultural da cultura grega, ap�s as conquistas por Alexandre o Grande. Aqui fica o trailer: Na pr�xima quinta-feira, dia 10, l� estarei, para ver mais a estreia deste filme !

Ter�a-feira, Dezembro 01, 2009

Sonhei por uns momentos...

Tive de me dirigir hoje ao Saldanha e, arriscando-me, mesmo num feriado, a n�o conseguir encontrar espa�o para estacionar, arrisquei a minha sorte e fui aben�oado com um lugarzinho ! Mas, depois de estacionar, descansei e acho que por momentos a minha mente divagou e acho que viajei no tempo para alturas no futuro... e de repente imaginei-me por momentos a conduzir um autom�vel com um GPS que dizia:
"n�o h� lugares para estacionar em toda a zona do Saldanha, aconselho a usar um parque de estacionamento pago. A diferen�a de pre�o n�o � muita relativamente ao pre�o se fosse na rua. "
"h� muito tr�nsito na zona na Avenida Fontes Pereira de Melo, aconselho-o a usar a duque de Loul� para chegar ao Saldanha".
Era muito bom isto fosse poss�vel, mas sinceramente, acho que n�o estaria interessado em abrir os cord�es � bolsa para um GPS quase-humano, capaz de uma clarivid�ncia quase semelhante � de Deus. Para mais, nem quero imaginar as possibilidades se algum dia tal sistema ser� poss�vel ! Nestas situa��es vale sempre a pena dizer: "j� faltou menos!". Com o Google Street View e a capacidade de actualiza��o em tempo quase real das c�maras de tr�fego. Dar as melhores indica��es para o percurso tendo em conta um relat�rio de estado de tr�nsito, penso que j� exista nos dias de hoje, e at� acho que h� um modelo da TomTom que j� faz isso, mas eu n�o quero estar aqui a fazer publicidade, qualquer que esse modelo seja...