Sexta-feira, Setembro 15, 2006

Cabanas nas bocas do mundo

Depois de estar a dar relevo aos mapas interactivos do Algarve Digital, decidi investigar a situa��o de Cabanas noutros sites de Mapas Online, e neste caso investiguei tr�s: o Google Maps, o Via Michelin e o Mappy. H� uns tempos atr�s, lembro-me de ter usado a ferramenta de search do Google Earth. N�o sei se sabem, mas � poss�vel pesquisar directamente por ruas no Google Earth. As ruas e avenidas de Lisboa (mesmo a Rua da Betesga) aparecem directamente numa pesquisa directa. Mas e depois, ser� que esta pequena aldeia perdida no meio do Algarve mereceria a aten��o do Google Earth . Errrghh ... acham que sim, eu acho que n�o ! Percorri o mapa arrastando at� chegar ao nosso lugarzinho perdido neste recanto, fiz um placemark perto da zona da minha casa e outro numa zona qualquer de Lisboa e pedi-lhe para me dar um percurso entre estas duas localiza��es. E n�o � que o sacana me deu mesmo todas as direc��es, percursos a tomar e tudo o resto. Coisas do estilo: depois de percorrer 1,2 km na estrada n�o sei quantos, vire � direita para a estrada com a indica��o na placa de n�o sei quais. E o mais espantoso � que soube adivinhar (mas que diabo) o nome da rua onde moro !!! J� com os novos nomes das ruas e tudo! Assim, de acordo com o Google Earth, eu moro na Avenida da Rua Formosa (na realidade n�o, mas sim na Rua da Fortaleza, falhou por pouco). Fiquei admirado, mas a coisa n�o � t�o estranha porque na verdade grande parte dos nomes das ruas das localidaedes de Portugal j� constam de uma base de dados internacional, que serve de fonte para todos os sites de mapas interactivas on-line. Assim, decidi investigar os tr�s sites mapas descritos acima, com os resultados que forne�o de seguida.

Google Maps

O Google Maps � uma esp�cie de "Google Earth na web", a interface � semelhante � do programa, e tamb�m permite pesquisas. Al�m disso, possui plantas das zonas e � poss�vel sobrepor a informa��o das plantas �s dos mosaicos de fotos sat�lites, atrav�s do bot�o 'Hybrid'. A navega��o � tamb�m em quase tudo tal e qual o Google Earth, sendo que o scroll do rato permite ampliar ou reduzir o pormenor do mapa, de acordo com a direc��o (para cima, mais zoom e para baixo,menos). � poss�vel arrastar com o rato para se mover para localiza��es fora do mapa. Os nomes das ruas n�o est�o 100% concordantes com o que se passa na realidade, mas trata-se de erro humano (eu n�o tive oportunidade de comparar esta vers�o com as dos outros sites, para ver se assim se a fontes dos dados � comum, da� podendo redundar em erros iguais). Mas �, sem d�vida de entre todos os que experimentei, sem d�vido o mais intuitivo e fluido, principalmente para quem est� habituado ao Google Earth.

Mappy

O Mappy possui maior n�mero de informa��o dispon�vel (algumas ruas t�m at� os sentidos de circula��o do tr�nsito). A barra de ferramentas n�o � muito complicada de utilizar (permite passar para �cr� inteiro, que na realidade � preencher toda a �rea dispon�vel dentro do browser). � poss�vel tamb�m arrastar com o rato. Existe � muita coisa por implementar: n�o se atrevam a clicar nas op��es como 'Informa��es de tr�nsito' ou 'Caixas Multibanco' ou v�o ser brinadados com um bonito mapa de Fran�a ou a dar as caixas de multibanco francesas situadas na fronteira dos Piren�us (o que prova que a aplica��o at� estar a funcionar bem, dentro da informa��o que tem dispon�vel, pena que ainda n�o tenha de c� e de Espanha). Mas a ferramenta de tra�ar percursos � sem d�vida a melhor de todas que tive oportunidade experimentar. D� uma descri��o com os rumos a tomar, acompanhada devidamente dos sinais gr�ficos de acordo com cada pa�s que se encontram na estrada, e nos permitem situar directamente. Este ainda tem a vantagem de ter dispon�veis os n�meros das portas das ruas.

Via Michelin

A Michelin, para al�m da marca de pneus reputada que �, tamb�m desde h� anos que tem tradi��o na concep��o de mapas, e a isso n�o escapa os mapas interactivos que possui, com quase toda a Europa. Mas naquuilo que realmente interessa, a navega��o � em tudo id�ntica ao Mappy. A grande diferen�a � que permite seleccionar directamente um rect�ngulo com uma �rea que desejemos visualizar em pormenor. N�o tem aquelas mariquices do Mappy que n�o funcionam aindam, mas � eficiente naquilo que faz. O ponto comum entre todos estes sites � que todos permitem guardar mapas de zonas desejadas e recuper�-las mais tarde de uma forma directa. � gra�as a isso que vou deixar aqui os links directos para os mapas de Cabanas: Todos os sites permitem a mesma funcionalidade no que toca � navega��o e arrastar, assim como descrever os percursos de estradas a tomar entre dois pontos. Todos t�m os seus sins e n�os, mas pessoalmente e como sou aficionado do Google Earth, o meu voto pessoal vai para o Google Maps.