Quarta-feira, Novembro 07, 2007

Quantas dros�filas uma banana pode dar ?

Hoje, de amanh�, acordei horrorizado deparando-me que tinha companhia no meu quarto. N�o, n�o era nenhum alien horrendo pronto para me eliminar, mas sim umas quantas mosquinhas da fruta, conhecida tamb�m pelo seu nome cient�fico Drosophila melanogaster, ou simplesmente dros�fila. N�o � habitual aparecerem estes �specimenes no meu quarto, sendo mais vulgar ocorrerem na cozinha, principalmente junto de detritos org�nicos, que ocorrem vulgarmente no lixo. Ao contr�rio da mosca dom�stica, a dros�fila passa despercebida, exceptuando quando aparecem grandes enxames de cerca de umas dezenas que incomodam sobretudo ao olhar pela falta de higiene. Mas o voo da drosofila � pr�ticamente silencioso e n�o se procuram agarrar �s pessoas, de forma que passa relativamente despercebida. O problema � quando s�o muitas, incomodam um bocado v�-las a voar para c� e para l�. Fui � procura da solu��o do enigma da origem de dezenas de dros�filas a esvoa�ar no meu quarto. E � que n�o descobri que havia uma casca de banana putrefacta no cesto do lixo? Comecei a imaginar todo o filme: uma dros�fila f�mea atra�da pelo cheiro de uma banana putrefacta, e prenha p�s os seus queridinhos ovos na casca de banana. Ovinhos que deram origem a umas simp�ticas larvas (que por acaso nunca me lembro de ver - gusanos de dros�fila!), que se metamorfosearam em adultos praticamente ao mesmo tempo, o que comprova que s�o todas irm�s. Por muito bem, eu estava � espera de cometer um genoc�dio sobre este cl� de moscas irm�s (ou melhor um insectic�dio) com a ajuda do insecticida mais pr�ximo, mas vou-me deixar estar, vou deixar que as coitadas morram de fome, para depois ter uma ideia de quantos dias elas subsistem (uma vez que no meu quarto n�o h� detritos org�nicos que elas precisem!), o que vou come�ar a fazer � nunca mais deixar restos org�nicos no cesto do lixo no meu quarto. E vejam bem: uma simples casca de banana deu origem, atrav�s da reprodu��o e metabolismo, foi reprocessada para dar a origem a umas poucas dezenas de dros�filas simp�ticas que agora esvoa�am alegremente pelo meu quarto. � o milagre da vida! L� dizia o Lavoisier: na natureza nada se perde, tudo se transforma ! E gra�as a isso, j� n�o estou sozinho no meu quarto!

Etiquetas: , , ,

2 Comentários:

Anonymous An�nimo disse...

Samuel,

Cuidado com esse mosquedo...

Eu tive umas na minha cozinha e duraram semanas.

Tive que as matar uma a uma...... Foi realmente chato.

Ganha coragem e ataca essas gajas!

Abra�o,
Ivo Abreu.

09 Novembro, 2007 15:37 
Blogger pescadorDigital disse...

Afinal sempre se concretizou a minha previs�o, j� n�o h� dros�filas no meu quarto. N�o foi necess�rio aplicar insecticida. Nenhuma dros�fila conseguiu sobreviver � fome. N�o sei onde elas param, qual foi o canto onde foram morrer, mas � claro, nunca mais vou deixar lixo org�nico no meu quarto!
S� uma perguntas: de que esp�cie de moscas que t�s a referir: eu estou a falar de dros�filas, tamb�m conhecidas como mosquinhas da fruta. N�o te est�s a referir a moscas dom�sticas ou varejeiras? Essas sim, s� t�m uma sorte: � serem mortas!

09 Novembro, 2007 23:48 

Enviar um coment�rio

<< Início