Quarta-feira, Junho 08, 2005

A amiga osga

Como j� tive oportunidade de real�ar num post anterior,n�o compreendo a atitude de certos indiv�duos que querem matar indiscriminadamente esses r�pteis que s� s�o ben�ficos e que se chamam osgas. Compreendo que haja pessoas que tenham herpetofobia, que � o medo irracional de toda e qualquer esp�cie de r�pteis, principalmente cobras. Agora, a partir da�, a partir de medos sem fundamento (principalmente porque cobras venenosas em Portugal � coisa que praticamente n�o existe!), alimentar fantasias que consubstanciam depois atitudes completamente irris�rias como querer eliminar estes animais sem raz�o v�lida tamb�m n�o se compreende. Eu n�o tenho herpertofobia, mas tenho tamb�m medo m�rbido de qualquer criatura rastejante com mais de 8 patas, tamb�m tenho o desejo de eliminar centopeias e miri�podes, mas n�o vou por a�. As osgas, apesar do seu aspecto horripilante para certas pessoas, s�o criaturas ben�ficas, pois eliminam, entre outros insectos, alguns prejudiciais, como os mosquitos. Esque�am essas fantasias tontas que por a� vagueiam, como acreditar que as osgas, por causa das suas ventosas nas patas que lhes permitem amaranhar pelas parecedes acima, se ca�rem em cima de uma pessoa, se fincam � pele de tal forma que � imposs�vel depois arranc�-las sem provocar ferida. Que eu saiba, j� tive osgas na minha m�o (inclusive uma vez em que tive de "salvar" uma osga de algu�m que a queria matar) e n�o me aconteceu nada do que por a� dizem. Por isso, antes de irem buscar uma embalagem de "Dum Dum" ou "Raid" para matar uma pobre osga, pensem duas vezes no que v�o fazer...

23 Comentários:

Anonymous An�nimo disse...

pois por mim as centopeias deviam ser banidas da face da Terra!! nem s vou dormir hoje! o meu quarto tem tend�ncia (por ser h�mido e num r�s-do-ch�o com quintal) para o aparecimento destas ... o problema � q n�o consegui matar uma. normalmente espalho "biokill" pelo quarto, mas pelos vistos n�o resulta. alguem m sabe dizer o q resulta?! por favor!

26 Junho, 2005 00:59 
Blogger pescadorDigital disse...

Aaarrrgghhhh!!!! acredito realmente que deve ser dif�cil dormir assim!!! Quando vou dormir o que costumo preocupar-me � com insectos mais corriqueiros - mosquitos! J� h� anos que n�o vejo uma centopeia! Nesta zona (litoral do Algarve) n�o � f�cil encontr�-las. As �nicas que me lembro de ver s�o as chamadas "Marias-Caf�", de cor castanho-escura, que se enrolam em forma de caracol quando amea�adas. Mas estas s�o perfeitamente inofensivas e at� s�o engra�adas!

26 Junho, 2005 10:36 
Anonymous An�nimo disse...

Diz-se que o dorso das osgas (refiro-me � esp�cie end�mica no sul de Portugal) cont�m subst�ncia venenosa e pe�onhenta, pelo que provoca grave irrita��o na nossa pele, n�o sei se tempor�ria ou permanente e, caso caia num recipiente de �gua, que depois seja bebida, o problema n�o � menos grave. N�o sei at� que ponto t�m consist�ncia estas afirma��es. Gostaria que fossem esclarecidas e respondidas por algu�m verdadeiramente conhecedor do assunto.
29 Abril 2006

29 Abril, 2006 15:48 
Blogger pescadorDigital disse...

Estive a pesquisar no artigo em ingl�s da Wikipedia dedicado �s osgas (que se chama "gecko" em ingl�s) e n�o encontrei nada sobre uma �nica esp�cie de osga em todo o mundo que fosse venenosa (pesquisei no texto por palavras como "poison","venom" ou "toxic") e n�o encontrei nem uma �nica refer�ncia a tal assump��o. Mas, por outro lado encontrei a seguinte refer�ncia: "These species (for example the House gecko) become part of the indoor menagerie and are seldom really discouraged because they feed on insect pests."

Eu sei que h� quem denigra a Wikipedia, mas penso que esta frase diz tudo a respeito das osgas! Penso que tudo no fundo n�o passa de uma manifesta��o pura de herpetofobia!
O medo das cobras e dos crocodilos faz todo o sentido, mas agora por favor n�o queiram fazer das osgas os bodes expiat�rios!

30 Abril, 2006 19:46 
Anonymous An�nimo disse...

eu, mui reles e ranhoso herpetofobico, confesso k ainda ha poucos minutos matei um desses bixos ate agora por mim apelidados de altamente venenosos!!...
agradexo a tua explica��o, embora fora de tempo, pois s tivesse sido antes tinha poupado a vida de mais um reptil!!!....
abraxo

04 Junho, 2007 21:19 
Anonymous Jose Louro disse...

Chamo-me Jos� Louro, sou bi�logo formado pela FCUL e lecciono em Oxford. Trabalho diaraimanete desde 1990 com r�pteis e esclare�o que a nenhuma esp�cie de osga (a� em Portugal s� existem duas esp�cies) poder� causar qq problema a quem agarrar uma. Os r�pteis ao contr�rio dos anf�bios n�o possuem gl�ndulas irritantes pois s�o cobertos por escamas. No laborat�rio onde trabalho temos 6 exemplares em cativeiro. No mundo apenas existem dois lagartos venenosos: o monstro de gila e o lagarto de contas. As osgas s�o completamente inofensivas e lamento que ainda existam pessoas t�o pouco esclarecidas. Espero ter esclarecido os menos esclarecidos. Abra�o e n�o fa�am mal �s osgas.

22 Outubro, 2008 23:48 
Anonymous An�nimo disse...

Infelizmente tamb�m matei uma ontem, quase por instinto de protec��o dos meus ricos filhos. Estou arrependido e n�o matarei mais nenhuma. Obrigado pelos esclarecimentos.

02 Junho, 2009 17:42 
Anonymous An�nimo disse...

Lamento, mas contrario as vossas opini�es. N�o mato animais (excepto insectos incomodativos e osgas!) As lagartixas, essas correm descansadas, mas a osga.... Longe!

16 Junho, 2009 18:09 
Anonymous An�nimo disse...

Eu ontem tive um encontro menos agradavel na minha varanda com uma osga, no entanto, e como nao tenho coragem de fazer mal algum a qualquer animal que seja, apenas afugentei a osga da minha varanda. Mas a verdade � k esses bixinhos nao s�o nada atractivos e o k a maior parte das pessoas a kerem � bem longe da vista, mas tal nao implica que as matem.

17 Junho, 2009 18:06 
Anonymous An�nimo disse...

Percebo perfeitamente, mas ontem por n�o saber como retir�-la do lava-loi�as, pois quando tentava tapa-la com algo para coloc�-la la fora, ela fugia, e n�o ia tir�-la com as m�os pois n�o conhecia de todo esta esp�cie, nem nunca tinha visto nenhuma, al�m de serem bichos um pouco feios e meterem um pouco de impress�o, tive que mat�-la, n�o ao acaso, mas mesmo por necessidade, sabendo que ia ficar com a consci�ncia pesada por matar um ser vivo.

18 Junho, 2009 22:08 
Blogger pescadorDigital disse...

Constato que nos �ltimos dois dias recebi tr�s coment�rios a este post - sinal de que as pessoas com medo das osgas andam a usar o Google para saber como as h�o-de exterminar! E isto por sua vez deve-se ao qu� ? Pelo calor ser muito nos �ltimos dias, e as osgas come�am a sair das suas tocas, e come�am a vaguear no exterior, come�ar a dar nas vistas e a despertar inquieta��es irracionais e injustific�veis por quem alimenta estes medos est�pidos.
Constato, para mais, que este post em particular se tornou um ponto de encontro de osgo-f�bicos onde estes apresentam raz�es, das mais in�teis e mesquinhas para justificar o acto vil que cometeram ou ainda pensam vir a cometer. A todos eles tenho um coment�rio para dar: tratem-se ! Vaiam ao psiquiatra ou ent�o, se faz favor, da pr�xima vez que virem uma osga escarrapachada na parede, vaiam � vossa vida porque ela tamb�m tem direito a viver!

19 Junho, 2009 01:45 
Anonymous An�nimo disse...

Ontem � noite, peguei numa osga para a salvar do meu gato e mantive-a num vaso na varanda para que ela nao fugisse, soltei-a hoje de manha num sitio que sei que tem mais osgas. O bixinho n�o me fez mal, nem me irritou a pele ou coisa parecida... N�o compreendo o porqu� das pessoas terem medo das osgas, talvez se tentassem gostar delas, tentassem tocar-lhes, compreende-las, a historia j� era diferente...

20 Junho, 2009 14:34 
Anonymous An�nimo disse...

Eu fico possesso quando oi�o dizer que as osgas s�o venenosas e que saltam para cima das pessoas,por isso t�m que ser mortas. Querem ver-se livres de osgas, pesquisem por plantas (arruda, alfazema, eucalipto, por exemplo) que afastem insectos (n�o usem insecticidas) e evitem luzes desnecess�riamente ligadas durante per�odos nocturnos. Afastando o seu alimento, afastam as osgas. Quanto a outros bichos que aqui consideram "para eliminar", deixo o mesmo conselho. H� plantas que funcionam, aparelhos de ultra-sons e animais que ajudam a eliminar "pestes". N�o h� peste, ou praga, mais maldosa e destrutiva que o ser humano, especialmente o ignorante e "superior".

27 Julho, 2009 11:36 
Blogger MLopes disse...

ontem a noite entrou uma osga pla janela o quarto do meu filho (de 6meses) entrei em panico.... corri atras dela mas ela escondeu.se no roupeiro!! hoje revirei o roupeiro todo e nada da dita osga por isso vim ate ao google pesquisar se as devo temer ou nao, ao encontrar este blog e outros sites e estudos relacionads com o assunto... acho que vou acabar com a ca�a a osga e logo vou dormir mais descan�ada... porque esta noite nao dormi nem consegui seker tirar os olhos do roupeiro!!!! se nao fazem mal deixem-nas andar!!!!

04 Agosto, 2009 14:52 
Anonymous topia disse...

Ol� confesso que tenho uma certa fobia a qualquer tipo de reptil, mas felizmente nunca me tinha cruzado com um dentro da minha casa, at� este ver�o.
J� que t�m aparecido aqui algumas pessoas entendidas no assunto, gostaria de colocar duas perguntas. A primeira julgo ser mais uma historia. H� pouco tempo disseram-me que as osgas t�m uma certa tendencia de atrac��o ao cheiro da menstrua��o e que por isso tendem a aproximar-se das mulheres nessas alturas constituindo um elevado risco para a saude.
A outra quest�o tem a ver com odores atractivos. Nunca tinha tido osgas em casa, e este ano, n�o sei se por ter plantado plantas autoctones arom�ticas na minha varanda, come�aram a aparecer. Todas as noites quando vou regar l� esta ela. Moro num 3� andar e todas as noites a jogo l� para baixo, n�o com o intuito de a matar mas sim para a afastar da minha casa. como todas as noites ela l� est� gostaria de saber se h� alguma explica��o para isto, se pode ser o "perfume" que as aromaticas emanam, se h� alguma planta em especial que atraia osgas, ou uma outra raz�o.
n�o queria matar a pobre coitada, mas confesso que estou a ficar cansada dela estar l� todas as noites.

17 Agosto, 2009 16:44 
Blogger pescadorDigital disse...

Tamb�m n�o sou herpet�logo, mas por aquilo que eu sei, as osgas s�o simplesmente insect�voras, de forma que n�o podem, de modo nenhum serem atra�das por odores que n�o sejam emanados por insectos que sejam suas presas.
A �nica explica��o para as osgas poderem ser atra�das para odores de origem vegetal (e aqui, volto a frisar, de natureza vegetal que s�o atra�dos por plantas) � se estas possuam muitos insectos que as possam atrair e as osgas v�o l� ter, n�o por causa do cheiro da planta, mas porque acontece que a planta, em si, atrai muitos insectos. Mas n�o creio muito nesta hip�tese porque as ventosas das patas das osgas n�o lhes permitem agarrarem-se a folhas simples.

Quanto � possibilidade das osgas serem atra�das por odores da menstrua��o, isso � pura supersti��o emanada pela f�rtil imagina��o de um herpetof�bico.

Os especialistas que confirmem se eu tenho raz�o ou n�o!

17 Agosto, 2009 22:30 
Anonymous topia disse...

Pois o estranho � que n�o a querendo matar, atiro-a sempre que consigo da minha varanda, que � no 3� andar e ela volta novamente. Gostava de perceber o que � que a atrai, n�o tendo l� mais nada na varanda a n�o ser as plantas.

01 Setembro, 2009 17:38 
Anonymous An�nimo disse...

Este poste � muito interessante, e demonstra bem como somos muitas vezes ignorantes e vivemos agarrados a ideias ultrapassadas.

Pessoalmente apesar n�o ter medo destes animais, tenho por eles alguma repulsa, como a maioria das pessoas tem pelos r�pteis em geral.
H� alguns anos caiu-me um cobra rateira em cima, julgo que estaria em cima de uma oliveira, primeiro impulso, mat�-la, mas depois o raciocinio l�gico foi que a cobra n�o queria nada comigo, apenas teve um acidente e eu estava no lugar errado, est�vamos no fim do Outono e a pobre cobre movia-se com extrema lentid�o. Espero que tenha sobrevivido muitos anos para cumprir o seu destino na cadeia alimentar e manter controlado o n�mero de ratos na sua zona.

Ontem por�m, e � aqui que entram as osgas, tive de ir � minha garagem, que pouco utilizo. Ao olhar para as paredes e tecto descobri que estavam v�rias osgas por ali espalhadas, muito provavelmente assustadas com a minha presen�a. Achei, dado a minha pouca apet�ncia para conviver vom elas que o melhor era n�o entrar, no entanto andava � procura de uma rede de jardim que estava encostada � garagem. Peguei na rede, esqueci as osgas e fui � minha vida.
Alguns minutos depois senti entre as cal�as e o polo que tinha vestido um estranho alto e qualquer coisa a fazer cocegas na minha barriga. Era uma osga, ora, dada a minha dificuldade em lidar com estes animais desatei as saltos, tipo macaco, e fui sacudindo a roupa at� que uma grande e gorda osga caiu no ch�o, ela fugiu para um lado e eu para o outro.

Passados alguns instantes j� divertido com a situa��o avaliei o que poderia ter acontecido e julgo que a �nica hip�tese era a osga estar agarrada � rede que estava encostada por sua vez a uma sardinheira, como encostei a rede ao corpo deve ter sido a� que ela passou para a minha roupa.
Durante o resto do dia fui alvo da chacota da fam�lia, filhos inclu�dos, que nunca tinham visto pai aos saltos em p�nico.

Como tive a osga encostada � barriga posso garantir que n�o tive nenhuma irrata��o de pele, nenhuma marca, nada, s� o susto!

� muito importante que entendamos que os animais n�o invadem o nosso espa�o, n�s � que invadimos o espa�o deles e depois temos estes encontros inesperados.

Deixemos pois as osgas viver em tranquilidade, porque o resto s�o mitos...

FM

07 Setembro, 2009 11:49 
Anonymous Rodrigo - N-genhocas@hotmail.com disse...

Ol� :D
SOu o Rodrigo e fico feliz feliz por poder dizer k n tenho "nojo" de qualquer reptil, anfibio ou insecto :P
Ali�s ja h� algum tempo que quero uma osga :'(
Mas nao as consigo apanhar
Axo k sao simplesmente espetaculares uteis e bioreguladoras de pragas insectivoras ^^

Vivas as osgas :D x'D
PS: Espero qualquer dia todos saibam que as osgas nao sao de qualquer forma pe�onhentas ou venenosas... e uma pena que as matem por ignorancia...

10 Setembro, 2009 21:35 
Anonymous An�nimo disse...

�h gajo vem aki ent�o � minha casa, entrou-me uma osga no kuarto h� mais de um m�s fechei o kuarto e nunca mais l� entrei, s� de pensar k ainda l� pode estar at� me arrepio

05 Outubro, 2009 08:15 
Anonymous An�nimo disse...

Vivo no campo e tenho osgas por todo o lado. Se abro uma janela, l� est� uma.., se abro uma porta, l� est� outra... � um verdadeiro inferno, para mim, porque tenho horror a tudo que � r�ptil. Apesar de ter lido com muita aten��o todos os coment�rios e n�o me considerar est�pida, de todo, s� n�o as mato porque elas n�o deixam, s�o mais espertas do que eu. Fogem! Mas posso dizer que as grandes s�o enormes e as pequenas s�o �s centenas pelas paredes. Pe�o desculpa aos ac�rrimos defensores destes "simp�ticos" animais mas eu n�o os consigo suportar e se houvesse algo que os afugentase, gostaria muito de saber.

05 Outubro, 2009 11:43 
Blogger PARAQUEDISTA disse...

minha gente fiquem sabendo que na meu terreno existe varias osgas so as mato quando sao demais nos muros por ex: para quem tem certos animais em casa tipo baratas como tinha a minha sogra e estamos a falar de centenas desses bichos e bastou levar uma para casa dela para que no espaco cerca de um mes nao existisse uma disse bem UMA

12 Novembro, 2009 15:15 
Blogger Susete Evaristo disse...

Tenho em minha casa um consideravel n�mero de livros e por mais que limpasse de vez em quando l� apareciam umas baratinhas prateadas que tem p�ssima mania de estragar os livros deixando-os com uns buraquinhos especialmente se foram antigos. Pois bem um dia cheguei a casa e de visita tinha uma osga na passear a parede.
N�o lhe fiz mal algum pois sabia que era benvinda e assim foi pois pagou o acolhimento com o tratamento que deu aos bichinhos prateados, os quais nunca mais vi.

14 Fevereiro, 2010 02:40 

Enviar um coment�rio

<< Início