Quarta-feira, Novembro 14, 2007

Osgas e mais osgas... levam gente � perdi��o!

Falei j� h� algum tempo neste blog a respeito de osgas, num artigo que por acaso � dos mais populares neste blog, pelo menos eu vejo que muitos internautas v�m c� parar quando procurar por express�es como "matar osgas" e no fim levam com as minhas raz�es que levam a deitar por baixo todos e quaisquer motivos que levam pessoas a delirar quando v�m uma inocente osga a fazer pela vida dela, agarrada a uma parede! No lugar onde estou a trabalhar, uma inocente criatura dessas lembrou-se de passar por l� nas casas de banho um dia destes, e n�o que � uma senhora ou sei l� quem foi fez um esc�ndalo em volta duma osga que teria visto ela ou outra pessoa qualquer que ia pelos vistos. Eu n�o assisti presencialmente � cena, mas fico a imaginar como teria sido um di�logo entre duas pessoas que deviam estar a "tomar conta" do caso: -- Aaaaaiiiiiiiiiiii !!! Olha, ali, uma osga na parede! -- Vamos chamar depressa o guarda para a matar, sen�o ela ainda acaba caindo na cara de algu�m, e depois para a arrancar da cara vai ser o tu te avias! E vai da�, as suas excelent�ssimas senhoras chamaram algu�m e foi v�-las discutirem durante cerca de uma boa meia-hora para onde teria fugido a dita osga! Eu tinha mais que fazer no meu trabalho, mas se tivesse mais tempo, teria entrado na discuss�o para defender a inocente osga, que n�o tinha feito mal nenhum, apenas estava fazendo para sobreviver, teve � o azar de se meter no interior de um edif�cio cheio de gente com avers�o a osgas. Este medo, que deriva de um receio de r�pteis mais generalizado como o medo de cobras, talvez um pouco mais justificado, porque as cobras essas sim podem matar (apesar de no nosso pa�s a v�bora ser rar�ssima!), mas, por falta de raz�es racionais, come�am a invocar raz�es sem p� nem cabe�a como se a osga cair em cima de algu�m se agarra � pele e nunca mais deslarga. Como se n�o chega, ainda inventam que transmite doen�as e tal... mas agora perder tempo para matar uma osga � demais. Eu j� dormi com mais de uma osga no meu quarto, j� tive umas quantas nas minhas m�os, algumas vezes para as safar de situa��es como estas, e nunca me fizeram mal nenhum! Muito pelo contr�rio, n�o existe melhor protec��o natural contra mosquitos do que ter uma osga dentro do quarto. Elas limpam a mosquitada toda. N�o param quietas enquanto n�o d�o a volta �s paredes todas para limpar a mosquitada toda que poisa nas paredes! Por isso, para qu� continuar a meter medo aos outros por um bichinho que n�o faz mal nenhum, s� � ben�fico. Agora o bicho homem, esse sim, � terr�vel, especialmente quando metes "minhoquices" (essas sim, muito perniciosas!) na cabe�a sem raz�o nenhuma!

8 Comentários:

Anonymous Vera disse...

Pois, eu percebo todo o interesse e argumento para defender as ditas senhoras... Senhoras sim, porque � elas l� e eu c�. Muito por conta de toda a crendice, e de muitos anos a ouvir hist�rias sobre super animais que envenenavam fam�lias, acabei por desenvolver uma fobia que n�o sei como combater. No pleno das minhas fun��es sei que as osgas s�o inofensivas, mas se vejo alguma, fico fora de mim.
N�o sei como as afastar, mas tamb�m n�o sei como conviver com elas? rid�culo e consigo rir-me disto. Mas se aparecer uma micro osga no raio de 4 metros, � matem�tico que o p�nico se instale.
E agora? Adopto uma e dou-lhe um nome para ver se me afei�oou � ra�a? Ningu�m sabe falar do assunto e os que falam ainda pioram a coisa.
Enfim, foi s� um desabafo?
Continua��o de bom trabalho no blog**
V.I.

22 Agosto, 2008 01:57 
Anonymous An�nimo disse...

ol� tenho uma nova amiga em casa,chamo-lhe mi�da sem saber se � macho ou f�mea. hoje assustou-me e ralhei com ela amicavelmente porque estava na parte envidra�ada da porta aberta do quintal e de repente senti o barulho das patinhas a subir pela superf�cie envidra�ada.Ela pr�pria n�o estava � espera que eu aparecesse.Eu acho que estava entretida a apanhar as moscas c� da casa.� um espanto, ela limpa a casa de insectos de uma forma inodora e at� agora ainda n�o me fez mal nenhum.Vim ao site para pesquisar se realmente s�o venenosas segundo dizem, e por uma quest�o de precau��o em rela��o � sa�de do meu filho de 7 anos.At� o meu filho est� desejoso por conhecer a nossa nova inquilina osga que adoptou a nossa casa h� um m�s mas que se pisga rapidamente.Adoptem osgas se querem ter um dum dum gratuito em casa.� quase como um animal de estima��o s� que com uma vantagem, n�o precisamos de o alimentar.
Patr�cia Jorge

18 Maio, 2009 23:57 
Anonymous An�nimo disse...

Hoje vai que n�o vai ia mandar uma arrochada numa osga mas para sorte dela pirou-se a tempo.Para tirar duvidas sobre a malefica pesquisei um bocadinho e l� percebi que n�o era assim t�o m�, pelo menos para os humanos j� os insectos n�o poderam dizer o mesmo.Agora fico � espera que ela n�o guarde ressentimentos desta minha falta de conhecimento e volte para a varanda deste meu humilde lar

04 Julho, 2009 13:14 
Blogger Carlitos disse...

Car�ssimos, o problema � que a minha hospede est� a viver na minha cozinha... n�o � a melhor divis�o para ela habitar... � que viverem no alpendre ou na garagem tudo bem, dentro de casa � que acho que � um bocado de abuso... "O QUE DEVO FAZER!"

16 Agosto, 2009 01:51 
Blogger pescadorDigital disse...

Esta mensagem foi removida pelo autor.

17 Agosto, 2009 10:39 
Blogger pescadorDigital disse...

Sinceramente, para o seu caso, tem todo o direito de n�o gostar ter um novo inquilino dentro de casa, mesmo n�o sendo nocivo. O que eu faria era tentar arranjar uma forma de a tirar de casa sem a matar. Mas tal afigura-se bem dif�cil. As osgas s�o atra�das pela presen�a de insectos e uma forma de o fazer seria talvez, usando insectos como chamariz, lev�-las para fora de casa. Mas as osgas n�o s�o animais muito inteligentes, da mesma forma que os c�es "s�o", quando v�o atrav�s de um pit�u que lhes mostramos para que eles voltem para o quintal.
Sinceramente, a n�o ser que tente ir l� tir�-la da parede com os dedos (o que eu consigo fazer, pois n�o sou herpet�fobo) e depois p�-la numa parede da rua, n�o estou a ver uma solu��o. Tente pelo menos n�o a matar.

17 Agosto, 2009 10:41 
Blogger pescadorDigital disse...

Esta mensagem foi removida pelo autor.

17 Agosto, 2009 17:01 
Anonymous mars disse...

acredito em tudo isso e sei que e verdade. mas isso e so ate me aparecer uma em casa.
muito sinceramente preferia ter uma cobra em casa que uma osga.
os calafrios que me provocam sao inexplicaveis e incontrolaveis...

15 Janeiro, 2010 21:20 

Enviar um coment�rio

<< Início